O estágio constitui uma prática profissional cuja priorização deve ser buscada por todo estudante de ensino superior, uma vez que o aprendizado vai além dos estudos teóricos oferecidos no ambiente do curso, representando estes apenas a ponta do iceberg do conhecimento.
Minha experiência começou no 3º semestre da faculdade de Direito, pois tinha muito anseio em ver o cotidiano dos profissionais da área jurídica e praticar a teoria assimilada em sala de aula.
Apesar dos desafios, foi muito proveitoso para eu conhecer a rotina de um advogado e compreender as estratégias diante de casos concretos.
No atual estágio no escritório Bacelar e Nousiainen Advogados Associados, estou adquirindo preciosos conhecimentos relativos a protocolos, dinâmicas processuais e metodologia de solução, o que está contribuindo para a minha capacitação em uma área especializada, direito previdenciário.
A oportunidade do networking configura outro fator relevante, pois proporciona conexões com advogados mais experientes e faz surgir a possibilidade de parceria profissional futura. Ainda, esse contato permite o desenvolvimento de uma ampla visão de diversas áreas do Direito, facilitando e direcionando a escolha da carreira que desejo seguir.
Assim, recomendo que os estudantes de Direito procurem escritórios especializados e foquem na área com a qual mais se identifiquem. Desse modo, se tornarão profissionais não só de teoria, mas de prática de vivência crítica e inovadora. Isso irá viabilizar um crescimento profissional e pessoal em qualquer ramo do Direito que decidir seguir.
Para sermos grandes profissionais comecemos com pequenos passos de um estagiário!
Ana Cristina Saldanha
Estagiária do Escritório Bacelar e Nousianein Advogados Associados