Passar pela perícia médica do INSS é um momento de extrema relevância ao requerer um benefício por incapacidade.
Para ajudar você a se preparar da melhor maneira possível e obter o resultado justo que merece, compartilhamos 8 dicas preciosas que farão toda a diferença nesse processo crucial.
1. Chegue cedo
Evite atrasos e chegue com antecedência ao local da perícia. Isso ajuda a reduzir o nervosismo e garante que você seja atendido no horário marcado. Se você perder a perícia por ter chegado atrasado, deverá esperar 30 dias para poder reagendar uma nova.
2. Faça um checklist dos documentos
Escreva uma lista dos documentos que você precisa levar e confira se possui todos e se estão com as informações corretas.
3. Leve os documentos organizados
Organize seus documentos com antecedência, colocando os atestados mais recentes e importantes na frente dos demais. A perícia no INSS costuma ser muito rápida e o perito terá mais facilidade em analisar suas informações se estiverem ordenadas dessa forma.
4. Leve atentados recentes
Se possível, faça uma nova consulta com seu médico pouco tempo antes da perícia e informe-o que irá passar por ela. Solicite um atestado completo que contenha:
- A descrição da doença que você apresenta e o CID;
- O tempo que vem sendo tratada;
- Quais as consequências e restrições dela;
- Se a doença é incapacitante para o trabalho que você exerce;
- Quanto tempo de afastamento será necessário.
Se o seu médico não puder determinar um prazo para a alta, solicite que ele inclua no atestado, pelo menos, a informação de que você não tem condições de trabalhar até o próximo retorno, agendado para daqui a tantos meses.
5. Seja objetivo e não minta
Durante a perícia, seja sincero sobre sua condição de saúde, sem exagerar ou mentir. Descreva seus sintomas e limitações de forma clara e objetiva, limitando-se a responder o que for perguntado. Quando o perito terminar de perguntar, caso possua alguma informação importante que o perito não abordou, relate a ele.
6. Leve um acompanhante
Se possível, tenha alguém de confiança para acompanhá-lo. Isso pode ser reconfortante e útil na comunicação com o perito, especialmente se você sofre com alguma doença psiquiátrica, como depressão e ansiedade.
7. De ênfase a sua doença principal
Se você tem vários problemas de saúde, inicie a conversa com o perito pelo problema que mais o incomoda e que mais o impede de trabalhar. A perícia será rápida, e isso garante que sua doença principal seja discutida em detalhes.
8. Exija a declaração de comparecimento
A declaração vai te resguardar, pois caso o seu benefício conste como indeferido ou negado por desistência ou não comparecimento à perícia médica, você terá uma prova documental demonstrando que compareceu ao INSS no dia agendado. Com isso, seu benefício não será negado, e você não terá que começar tudo do zero.
A perícia médica do INSS é um passo importante em sua jornada para garantir os benefícios previdenciários que você merece. Preparação e honestidade são as chaves para enfrentar esse desafio com confiança. Esteja preparado, conheça seus direitos e busque auxílio jurídico caso se sinta inseguro sobre o processo.